Revista Vitrine Itabirito #7

Page 1

alphaville • itabirito • cachoeira do campo • ouro preto

cultura bem estar beleza esporte saúde veículos moda gastronomia decoração gente

CASA amarela

É CENÁRIO DE MODA entrevista

o empresário Roberto Mário Soares bem estar

É a vez do Gyrotonic gastronomia

Panetones fazem a festa



Nesta Edição

ACADEMIA LIBRE CANTARE

6

VESTIDO FARM / ORAPRONOBIS COLAR E PULSEIRAS LINDA BIJUTERIA CARTEIRA AMOO BIJOUX FOTOS STUDIO TERTULIA STYLING ANDREIA PIMENTA BELEZA LÉO BATISTA MODELO VITTORIA LAPERTOSA / MEGA MODEL BH

7

cultura bem estar beleza

Novembro Dezembro

CORRIDA DE RUA

16

esporte

2014

saúde

janeiro fevereiro

2015

veículos moda gastronomia decoração entrevista

SOBREMESAS COM PANETONE

uma casa com alma mineira

34

38

gente onde encontrar

43 Roberto Mário Soares ENTREVISTA

6 10 15 16 20 23 26 34 38 43 46 50


EDITORIAL

Nova revista, nova marca

Colaboradores Vinícius Dias cursa o último período de Jornalismo na Puc Minas. Apaixonado por futebol, mantém um blog sobre o esporte.

Atendendo a sugestões de nossos leitores e anunciantes, chega a você uma nova revista VITRINE. Leve, colorida e contemporânea, com matérias envolventes e distribuição mais abrangente. Vencendo as montanhas de Itabirito, chegamos ao Alphaville, Cachoeira do Campo e Ouro Preto.

Jornalista focada em tendências, Renata Marra é responsável pelo blog e facebook da revista. Posta semanalmente notícias sobre os anunciantes.

Como evoluir não pressupõe perder raízes, fomos ao passado resgatar a história da emblemática residência do doutor Guilherme, que nos levou a entrevistar seu neto, Roberto Mário Gonçalves Soares, e nos serviu de cenário para o editorial de moda, que traz as estampas da primavera-verão 2014.

Publicitário e diretor de arte, Felipe Vaz é responsável pelo novo projeto gráfico de Vitrine.

E, por estarmos no final do ano, essa edição traz dicas de como mudar o visual, cuidar do corpo e do coração, pegar a estrada para viajar e receitas para a ceia de Natal. Contamos também a história da Academia Libre Cantare, que completa quinze anos, e muito mais...

EXPEDIENTE

As mudanças você verá também no nosso blog e no Facebook. Leia, folheie, curta e navegue. É muito bom ter você com a gente!

Editora | Patrícia Lapertosa Colaboradores | Vinícius Dias (Esporte e Veículos), Dr. Marcos Andrade (Saúde), Renata Marra e Ana Luiza oliveira (Blog e Facebook), Heliane Iglesias (Fotografia) Projeto gráfico | Felipe Vaz Consultoria, planejamento e estratégias de comunicação | AD.C Comunicação | adcompany.com.br Impressão | Rona Editora Tiragem | 2.500 exemplares Apoio

Apaixonada pela língua pátria, Patrícia Lapertosa é jornalista especializada em cultura, decoração e gastronomia. Morando próximo à Itabirito, viu a oportunidade de criar uma revista moderna para a cidade, buscando valorizar o comércio variado e o desenvolvimento pulsante da região.

FACEBOOK | /RevistaVitrineItabirito BLOG | vitrineitabirito.blogspot.com.br

ANUNCIE

31 Conteúdo variado

4

VITRINE ITABIRITO

Distribuição abrangente

Divulgação em blog e mídias sociais

Visibilidade assegurada

8471-1416


Financiamento SEM ENTRADA em até 120 meses.

ligue 31 acesse www.tynaka.com.br

3561 6800

Loteamento aprovado pela Prefeitura Municipal de Itabirito (MG) em 12 de fevereiro de 2014, e registrado no Cartório de Registro de Imóveis de Itabirito sob a matricula nº 18.559, Livro nº 2. Para saber como o empreendimento será entregue, consulte o memorial descritivo. Imagens meramente ilustrativas por se tratar de bem a ser construído. O mobiliário, a decoração e os equipamentos não fazem parte do contrato de compra e venda. Os materiais e cores representados poderão sofrer pequenas alterações, sem prévio aviso, em função de disponibilidade dos mesmos no mercado. CRECI 3515. *Consulte condições de financiamento com o corretor.

Bairro

R$ 499 * MENSAIS

Lotes a partir de 240m²

PLANTÃO DE VENDAS

31 9719-2281

ÚLTIMAS UNIDADES

Desenvolvimento e incorporação


FOTO SANDERSON PEREIRA

CULTURA ACADEMIA LIBRE CANTARE

Libre Cantare Uma semente que dá frutos Por Patrícia Lapertosa

6

VITRINE ITABIRITO


CULTURA ACADEMIA LIBRE CANTARE

Para comemorar 15 anos, o Libre Cantare prepara concertos e a gravação de um CD de música sacra contemporânea que prometem tocar o público com emoção e espiritualidade

Como Leandro Dantas havia estudado canto e flauta doce em Itabirito e aperfeiçoado seus estudos na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, ele foi chamado pelos amigos Fabiano Garcia e Glauce Nascimento (ela, então diretora, e ele, professor de Matemática da Escola) para desenvolver um trabalho voluntário com vistas a melhorar o comprometimento e a disciplina dos alunos.

Espetáculo Sá Rainha, com dona Lolinha no acordeão

No final do ano, o sucesso da apresentação do coro, composto por não mais que 20 alunos, levou o músico a buscar meios e parceiros para a sua institucionalização. Com a ajuda da mãe de uma das alunas, os ensaios foram transferidos para o salão paroquial da Igreja São Sebastião, em ponto central da cidade, contribuindo para o aumento significativo das crianças participantes. “Eu queria que toda criança que gostasse de cantar pudesse participar, aprendendo a cantar e a tocar flauta doce”, lembra Leandro. E com o apoio de pessoas da comunidade, como o padre Geraldo de Souza Rodrigues, “o coral foi se fortalecendo, encontrando já nestes primeiros anos um caminho a seguir, como organização não governamental, sem fins lucrativos”, completa. FOTO THELMO LINS

P

erto de completar 15 anos, a Academia Libre Cantare tem histórias bem sucedidas para contar. A semente que fez germinar uma escola de música e quatro corais, formados por jovens cantores, foi um coro infantil que o hoje maestro Leandro Henrique Dantas criou em 2000 na Escola Municipal José Ferreira Bastos, no bairro Bela Vista.

Leandro então não parou mais de estudar música e de buscar parceiros que pudessem fazer a semente que plantou florescer e dar frutos. Participando de dois corais em Belo Horizonte (o Madrigal Renascentista e o Coral Lírico do Palácio da Artes), ele estudou com professores renomados e concluiu depois os cursos de licenciatura em Educação Musical, com ênfase em Canto, e de especialização em Arte Barroca, na Universidade Federal de Ouro Preto.

“Eu queria que toda criança que gostasse de cantar pudesse participar, aprendendo a cantar e a tocar flauta doce”

VITRINE ITABIRITO

7


CULTURA ACADEMIA LIBRE CANTARE

Profissionalização Já em 2005, o coral contava com mais de 60 crianças e era a principal atividade da Academia Libre Cantare, instituída naquele ano graças aos esforços de Jarbas Nazareth de Souza e outorgada como entidade de utilidade pública por iniciativa dos ex-vereadores Alex Salvador e Valdir José de Morais. Passou, então, a ocupar o endereço atual, próximo à Igreja, dando um salto em sua trajetória, sobretudo, por meio da atuação de novos colaboradores, entre eles, Agostinho Fonseca, Marco Aurélio Nascimento e Thelmo Lins, que, segundo o maestro Leandro, “colocou a Academia no cenário cultural do estado e do país, criando projetos e promovendo apresentações e viagens.” Entre elas, estão o espetáculo Sá Rainha, que reuniu em 2007 atores do grupo Moji e a acordeonista Elisa E. R. Bastos Bittencourt, conhecida como Tia Lolinha, ao Coro de Câmara em representação musical das aparições

8

VITRINE ITABIRITO

de Nossa Senhora, e o projeto Estrada Real, uma turnê por cidades do antigo caminho do ouro, que culminou na gravação de um CD em 2008, com canções do repertório apresentado em Barbacena, Tiradentes, São João del-Rei, Diamantina e Sabará. Desde então, os integrantes da Academia Libre Cantare estudam gratuitamente técnica vocal, musicalização (leitura de partitura) e instrumentos – flauta, piano, teclado e violão –, fazem prática musical em conjunto e participam de atividades e apresentações em Itabirito, cidades de Minas, São Paulo, Paraná, Goiás e Brasília. Contam com cinco professores, alguns deles oriundos do próprio coral, que se dedicam a ministrar aulas, a coordenar os coros de vozes (infantil, intermediário, gospel e de câmara) e a realizar atividades extracurriculares, como aulas abertas com a participação dos pais das crianças no Parque Ecológico Municipal.

em 2009, o Coral foi selecionado para participar do 26o Festival Internacional de Música Coral Franz SChubert, realizado em Viena, Áustria, considerado a “copa do mundo dos corais”


CULTURA ACADEMIA LIBRE CANTARE

O Libre Cantare hoje Das muitas apresentações feitas até hoje, o Coro de Câmara venceu o Segundo Concurso de Coral Infantojuvenil de Minas Gerais, em 2009. Uma conquista importante não só pela abrangência estadual, mas por ter se destacado entre corais de maior envergadura, como o Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes, de Belo Horizonte. Ainda neste ano, foi selecionado para participar do 26º Festival Internacional de Música Coral Franz Schubert, realizado em Viena, Áustria, considerado a “Copa do Mundo dos corais”. O Libre Cantare esteve entre os dez finalistas, escolhidos a partir de 80 corais de todo o mundo. Em 2010, novos projetos deram frutos: a gravação do CD Raízes - Coisas deste Brasil, que privilegia a música brasileira e a série Concertos - Arte e Educação através da Música, apresentada no Museu da Música de Mariana, com preparação vocal dos professores Felipe Santos, Flávio Bastos e Poliana Martins e regência de Thiago Ferreira, professor de flauta e coordenador pedagógico da escola Libre Cantare. Para o biênio 2015/16, estão previstas atividades comemorativas dos 15 anos da Academia. Leandro que, além de maestro, é diretor artístico da Academia Libre Cantare, destaca um espetáculo com composições de Tom Jobim, um ciclo de concertos que só terminará em 2016 e a gravação de um terceiro CD, em continuidade ao projeto Raízes. Com regentes convidados, o projeto propõe, segundo ele, “a disseminação da música sacra contemporânea, com o intuito de prestigiar compositores atuais de todo o país”.

Gravado em 2010 pelo Coro de Câmara Libre Cantare, o CD Raízes – Coisas deste Brasil propõe um resgate do cancioneiro popular brasileiro, visto pelo grupo como o resultado da fusão e da aculturação das diversas etnias que compõem a nacionalidade brasileira. O repertório reúne canções escolhidas a dedo pelo diretor musical Leandro Dantas.

Maestro Dantas: graduado em Educação Musical, com ênfase em Canto, pela Universidade Federal de Ouro Preto

FOTO JOÃO MARCOS LOPES

Apresentação na Casa de Cultura Maestro Dungas, em Itabirito

FOTO JOÃO MARCOS LOPES

Espetáculo Raízes - Coisas deste Brasil, que originou o 2º CD do Coro de Câmara Libre Cantare

FOTO SANDERSON PEREIRA

VITRINE ITABIRITO

9


FOTOs HELIANE IGLESIAS

BEM ESTAR GYROTONIC

Gyrotonic Um novo jeito de cuidar do corpo Da Redação

O Gyrotonic propõe movimentos circulares, ondulares e espiralados, fora do padrão linear convencional de outras atividades corporais, coordenados pela respiração

V

ocê já ouviu falar em Gyrotonic? Provavelmente, não... Ainda uma novidade, este programa de exercícios tem despertado a atenção de pessoas que querem cuidar do corpo sem se submeter ao ritmo frenético das academias de ginástica. Criado nos anos 1980 pelo bailarino húngaro Juliu Horvath, trata-se de um método de alongamento e fortalecimento do corpo, que propõe uma série de movimentos fluídos, rítmicos e giratórios, coordenados pela respiração e auxiliados por aparelhos específicos, que dão suporte à realização dos mesmos.

10

VITRINE ITABIRITO

Depois de atuar por anos como primeiro bailarino do Romanian National Opera e integrar o corpo de baile do The Metropolitan Opera de Nova York, Horvath precisou encontrar uma solução para as dores e para o desgaste do próprio corpo (ele rompeu o tendão de Aquiles), decorrentes do esforço contínuo da dança profissional. Morando em Nova York, passou a praticar ioga, criando uma modalidade chamada Ioga para Dançarinos que se desdobrou mais tarde no método que, hoje, ele difunde pelo mundo, dando aulas para fisioterapeutas e outros profissionais do corpo. O Sistema de Expansão Corporal Gyrotonic explora a flexibilidade dos membros e das articulações, promovendo o fortalecimento do tônus muscular e a mobilidade do corpo como um todo, a partir de padrões de respiração da ioga.


BEM ESTAR GYROTONIC

De dentro para fora Pioneira do método Pilates em Itabirito, a fisioterapeuta Paula da A. Máximo traz agora o Gyrotonic para a academia Pleno Pilates, que fundou há oito anos. Antes de oferecê-lo, teve aulas com uma das difusoras do método no Brasil, buscando assimilar fisicamente a atividade corporal. Segundo ela, os exercícios promovem a consciência corporal do praticante. “Uma forma didática de compreender é pensar que os exercícios trabalham o corpo de dentro para fora. Imagine uma pedra jogada num lago. Ela vai formando círculos que expandem o movimento da água do centro para as bordas. Coordenados pela respiração, os exercícios criam um fluxo energético que atinge a musculatura, as articulações e os órgãos do corpo”, explica. Com a prática, os alunos vão aprendendo a fazer essa conexão (de dentro para fora), desenvolvendo um corpo funcional, que se move de forma fluida e coordenada. Satisfeita, a aposentada Neida Mª de Oliveira Bittencourt, 70 anos, afirma sentir um bem estar generalizado, apesar dos poucos meses de aula. “Deixei de sentir dores nos joelhos e percebo que minha coluna está mais ereta, e meu corpo, mais flexível. Me sinto melhor”, comenta.

Juliu Horvath, criador do Gyrotonic, precisou encontrar uma solução para as dores e o desgaste do próprio corpo

Nas aulas, o professor está sempre junto ao aluno, assegurando a postura correta e o alinhamento da coluna e dos membros

VITRINE ITABIRITO

11


BEM ESTAR GYROTONIC

Progressivos, os exercícios resultam em eficiente trabalho aeróbico

Movimentos circulares Sem contraindicações e restrições de idade, o Gyrotonic oferece um programa de exercícios progressivos, que são escolhidos ou adaptados para cada aluno segundo suas necessidades e ou limitações. “Os exercícios propostos devem ser feitos e refeitos até seu refinamento, quando dão lugar a outros mais. Esta evolução natural provoca a estimulação cardiovascular, a aceleração do metabolismo e a mobilidade articular, resultando em eficiente trabalho aeróbico, mesmo para quem se exercita regularmente”, afirma Paula Máximo. Além de tudo isso, o mais interessante são os movimentos circulares, ondulares e espiralados, fora do padrão linear convencional (abre e fecha, levanta e abaixa) de outras modalidades corporais. Sem nunca ter feito qualquer atividade física, o administrador Helder Cruz de Souza conta que sente prazer em se movimentar e conhecer o próprio corpo. “Nas aulas, à medida que vou fazendo os exercícios, me sinto mais leve e percebo que respiro melhor”, conta.

“Deixei de sentir dores nos joelhos e percebo que minha coluna está mais ereta, e meu corpo, mais flexível. Me sinto melhor” Neida Maria de Oliveira Bittencourt

Podendo ser praticado por adultos e crianças, o Gyrotonic oferece vários benefícios, entre eles: • consciência corporal; • melhoria do padrão respiratório e da condição cardiovascular; • flexibilidade de membros e articulações e mobilidade corporal; • fortalecimento do tônus muscular; • melhoria da qualidade do sono; • redução da ansiedade.

12

VITRINE ITABIRITO


VITRINE ITABIRITO

13


14

VITRINE ITABIRITO


BELEZA CORTE DE CABELOS

A liberdade está no ar... Da Redação

Curtos, médios ou compridos, os cabelos devem ser cheios de movimento neste verão. Escolha o corte que combina com você

A empresária Ana Lúcia Bovi aderiu ao corte médio, repicado, pela praticidade que oferece

Q

uer saber quais cortes de cabelo estarão na moda na estação mais quente e colorida do ano? Saiba que todos... Curtos, médios ou longos, eles devem ter um traço em comum: a rebeldia, que se traduz em cortes desalinhados, com fios em movimento, ligeiramente “selvagens”. Bastante práticos, os cabelos curtos ou curtíssimos, à moda Joãozinho, são versáteis, porque combinam com vários estilos de mulher – clássica, romântica e até mesmo sexy. Segundo Breno Morais, do Breno Morais Coiffeur, “o truque é usar produtos finalizadores. Pomada ou spray fixador modelam os fios, deixandoos arrumados com um toque de ousadia e modernidade”. Curinga do comprimento, os cabelos médios, na altura dos ombros, valorizam mulheres maduras na faixa dos 40 aos 60 anos. Os cortes atuais trazem pontas desfiadas e franjas laterais, imprimindo leveza e jovialidade ao rosto da mulher. Em uma palavra: rejuvenescem. Cliente do estúdio de beleza, a proprietária do Outeiro de Minas - Eco Spa, Ana Lúcia Bovi, optou pelo novo visual buscando praticidade. “Médios, eles são fáceis de cuidar e ficam arrumados em qualquer situação”, comenta. Já os longos são “a preferência nacional e continuam na moda, sobretudo entre as mulheres mais jovens”, afirma o cabeleireiro. As antenadas têm reduzido o comprimento e apostado nos fios repicados, buscando um visual revolto e cheio de movimento, que promete ser a febre do verão.

Acessórios dão um up no visual dos cabelos. Aprenda como usá-los com Andrea Niquini, da Linda Bijuteria: Tipos Presilhas tic-tac dão estilo aos cabelos curtos; tiaras estreitas realçam os cortes médios; e lenços finos, em amarrações variadas, dão um toque feminino aos longos. Cores Busque o contraste para evitar um visual monocromático: cabelos escuros pedem acessórios beje ou pastel; peças marrons, pretas ou bem coloridas realçam os cabelos claros. Formatos Formas geométricas combinam com cabelos crespos ou ondulados, enquanto laços e flores valorizam os lisos e escorridos.

VITRINE ITABIRITO

15


ESPORTE CORRIDA DE RUA

Lazer e saúde nas ruas de Itabirito Por Vinícius Dias

Resultado da conscientização do público, as corridas de rua estão associadas à importância de se praticar uma atividade física regularmente

C

om a proposta de associar lazer e qualidade de vida à comunidade itabiritense, as corridas de rua se tornaram sinônimo de sucesso no calendário esportivo da cidade. Desde o ano passado, foram realizadas oito provas, com percursos de cinco a 12 quilômetros, em bairros centrais da cidade, reunindo em média até 750 participantes. Na avaliação do secretário municipal de Esportes e Lazer, Alessandro Rohlfs Massaini, o sucesso da iniciativa é resultado da conscientização do público quanto à necessidade de manter-se fisicamente ativo. “O importante é o fato de a pessoa passar a praticar uma atividade física e perceber que os benefícios vão muito além de chegar primeiro ou terminar a prova mais rápido”, avalia.

16

VITRINE ITABIRITO

Entre as consequências da prática de corridas de rua está a redução do risco de contrair se doenças cardíacas, diabetes, pressão alta, osteoporose e obesidade, explica Leandro Augusto do Carmo, especialista em Treinamento Esportivo. É observada, ainda, a redução do nível de triglicérides (gordura no sangue) e do colesterol ruim. Recomendada principalmente a adultos, esse tipo de atividade física, ocasiona o aumento dos níveis de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que minimiza o estresse e a ansiedade do dia a dia e ajuda a combater a depressão. O estudante Filipe Luiz Mendanha Silva, de 19 anos, com seis participações nas provas ocorridas, destaca ainda que “as corridas são muito mais que um evento esportivo. O ambiente é agradável, reúne amigos e dá a oportunidade da gente conhecer outras pessoas”.


ESPORTE CORRIDA DE RUA

História de superação Aline Gomes de Oliveira, relações públicas, 31 anos, já participava de um grupo de corrida na cidade, antes da atual Secretaria de Esportes realizar a primeira edição do evento, em 2013. O principal objetivo dela era emagrecer e, inicialmente, ela teve que lidar com críticas e se satisfazer com um calendário restrito de provas. “Nos finais de semana, quando saíamos para os treinos, ouvíamos comentários por parte de quem nos via correr, mas não desistimos”, conta Aline. “A corrida realmente mudou a minha vida”, acrescenta.

FOTOs SANDERSON PEREIRA

Com a sequência de treinos, os resultados apareceram de forma natural. “No começo, foi muito difícil. Depois, fomos aprendendo técnicas diferentes e o nosso condicionamento melhorou”. Desde 2008, a corredora já disputou cerca de 50 provas, seis delas em Itabirito. Para ela, praticar o esporte “é sempre uma disputa contra si mesmo, uma busca de bater seus próprios tempos”, diz a relações públicas, que, há um ano, mantém um blog dedicado ao assunto, o “Corra Leve”. Já para Filipe Mendanha o que está em jogo é a disputa saudável entre amigos. “É muito agradável aquele espírito competitivo, de um chegar à frente do outro. Isso acaba nos estimulando a participar das provas seguintes para superar um amigo que conseguiu melhor tempo”. Além disso, para ele, as corridas de rua são uma forma de lazer que une o útil ao agradável, “são uma chance de fugir da rotina”, comenta.

“É sempre uma disputa contra si mesmo, uma busca de bater seus próprios tempos” ALINE OLIVEIRA do blog Corra Leve

Filipe Mendanha com amigos que participam das corridas de rua de Itabirito Aline Oliveira correndo a Meia Maratona do Rio de Janeiro, em 2013

VITRINE ITABIRITO

17


ESPORTE CORRIDA DE RUA

Circuito Itabirito Três provas compõem o calendário anual do Circuito Itabirito de Corrida de Rua. Os participantes são agrupados em 22 categorias, sendo 11 masculinas e 11 femininas – 20 delas definidas pelo critério de faixa etária e outras duas dedicadas a portadores de necessidades especiais. A cada etapa, os oito primeiros de cada categoria somam pontos e, ao fim do Circuito, os mais pontuados são premiados com troféu. Para que mais pessoas participem das corridas, são programadas uma prova de manhã, outra à tarde e outra à noite, por percurso. Além dos horários, a organização tem optado por diversificar os trajetos, prática que tem agradado aos participantes. “Todas as cidades têm seus circuitos fixos. Itabirito tem esse elemento surpresa, que é muito legal. Curtimos mais a cidade”, opina Aline Oliveira. Outro ponto positivo é a gratuidade das corridas, que possibilita um número maior de participantes.

Rua Doutor Guilherme, 172, Centro camisariabarreto@yahoo.com.br Tel.: (31) 3561-1881

18

VITRINE ITABIRITO

“O ambiente é agradável, envolve amigos e é oportunidade de integração” Filipe Luiz Mendanha, corredor


ESPORTE CORRIDA DE RUA

Dicas de especialista Corrida virou moda. Quando bem exercitada e feita com acompanhamento profissional, traz inúmeros benefícios ao corpo e à mente. LEANDRO DO CARMO especialista em Treinamento Esportivo

Comece a praticar em ritmo leve e só aumente a exigência física de forma progressiva.

Preste atenção nessas observações:

1

3

5

Água é importante antes, durante e depois da corrida.

O horário ideal para correr é o mesmo de se tomar sol: antes das 10h e após às 16h.

2

4

Use roupas leves e confortáveis, que permitam a transpiração.

Depois de treinar, tome banho frio para refrescar o corpo.

Antes de correr, alimente-se apenas com carboidratos, encontrados em pães e frutas com poucas fibras. Proteínas e gorduras devem ser evitadas, porque têm digestão lenta.

Vai correr? Procure a orientação de um profissional de Educação Física. Ele é a pessoa certa para prescrever treinamentos, que serão elaborados especialmente para você, segundo suas condições físicas e biológicas. É importante definir suas metas, pois elas resultam na motivação de seus treinos.

save the date 31 de dezembro

6

Se estiver fazendo calor, vá com calma. Diminua o ritmo.

90ª Corrida Internacional de São Silvestre

7

Caso sinta tontura, dor de cabeça ou algum outro sintoma parecido, pare de correr e se hidrate bem. Ouça seu corpo. Fale com seu instrutor e, se precisar, procure um médico.

A corrida mais tradicional do país

Você pode participar de duas formas: correndo os 15 quilômetros em tradicionais pontos da região central da cidade de São Paulo ou diante da sua TV, mas na esteira. Nada de ficar parado!

VITRINE ITABIRITO

19


SAÚDE CIRURGIA BARIÁTRICA

Três perguntas sobre

Cirurgia bariátrica e coração Por Dr. Marcos Andrade - Cardiologista-chefe do Hospital Mater Dei

O Ministério da Saúde aponta que 50,8% da população brasileira está acima do peso. A obesidade mórbida tem aumentado a procura por intervenção cirúrgica

1

Q ual a relação entre a cirurgia bariátrica e as doenças do coração?

A Cirurgia Bariátrica, também chamada Gastroplastia Redutora ou simplesmente “Redução de Estômago”, é indicada para o tratamento da obesidade, quando medidas dietéticas e atividades físicas não resultam em perda de peso. O critério para seleção de pacientes se faz a partir do Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Para índice acima de 40 kg/m2 indica-se a cirurgia e, entre 35 e 40 kg/m2, poderá ser indicada se a obesidade já estiver complicada por diabetes, pressão alta e elevação das gorduras no sangue (colesterol e triglicérides). Estudo realizado na University of Gothenburg, da Suécia, mostrou que pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica tiveram 50% menos ataques cardíacos e derrames cerebrais quando comparadas a pessoas não operadas, tratadas clinicamente.

20 VITRINE ITABIRITO

2

A cirurgia bariátrica auxilia na prevenção das doenças cardíacas?

Com a perda de peso, ocorre uma redução do trabalho do coração, fazendo com que doenças cardíacas de difícil controle passem a responder aos medicamentos até então utilizados sem sucesso. A pressão arterial pode reduzir ou se normalizar, os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides podem voltar ao normal, assim como o diabetes pode ficar de mais fácil controle ou até mesmo curado. Como esses três fatores são predisponentes de doenças cardíacas, a cirurgia atuará como importante ferramenta na prevenção das cardiopatias.


SAÚDE CIRURGIA BARIÁTRICA

3

Mulheres

adolescentes ou que desejam engravidar podem fazer a cirurgia com objetivo de prevenir doenças cardíacas?

Podem sim, mas devem levar em conta as seguintes observações: • No caso de serem adolescentes, ter IMC superior a 50 kg/m2, ou superior a 40 kg/m2, se já tiverem as doenças citadas (diabetes, hipertensão e ou dislipidemia);

calcule seu imc PESO ALTURA X ALTURA

IMC

IMC

classificação

<18,5

EXCESSO DE MAGREZA

18,5 - 25

PESO NORMAL

• Não ser dependente de drogas;

25 - 30

EXCESSO DE PESO

• Ter comportamento psíquico adequado para seguir o tratamento clínico pós-operatório, não substituindo a dieta prescrita por alimentos líquidos de alto valor calórico (incluindo bebidas alcoólicas), fazendo exercícios físicos regulares, dentre outras recomendações;

30 - 35

OBESIDADE GRAU I

35 - 40

OBESIDADE GRAU II

>40

OBESIDADE GRAU III

• Não engravidar nos primeiros 18 meses de pós-operatório, uma vez que a perda de peso pós-cirurgia pode prejudicar o desenvolvimento do feto. Saiba mais: marcosandrade-cardiologiapreventiva.blogspot.com

O Índice de Massa Corporal é a principal referência para a classificação das diferentes faixas de peso. Mas, atenção: não deve ser o único parâmetro para definir os riscos relacionados à obesidade. Procure sempre orientação médica.

QUALIDADE E QUANTIDADE AQUI NÓS TEMOS OS DOIS O maior número de lojas, o melhor laboratório de manipulação, uma vasta lista de medicamentos genéricos e o melhor preço da região. PODE ATÉ PROCURAR EM OUTROS LUGARES, MAS SÓ VAI ENCONTRAR AQUI.

Avenida: 3563-1453 • Centro: 3561-1518 • Fonte: 3561-1114 • Praça: 3561-2976 • Praia: 3561-1818 • Cachoeira do Campo: 3553-1398

VITRINE ITABIRITO

21


22 VITRINE ITABIRITO


VEÍCULOS REVISÃO DE FÉRIAS

Carro revisado, viagem segura Por Vinícius Dias

Época de férias. Tão importante quanto reunir a família, arrumar as malas e pegar a estrada é garantir a segurança do veículo, para evitar surpresas desagradáveis

O

tradicional período de férias escolares se aproxima. Nesta época do ano, tão importante quanto reunir os familiares, arrumar as malas e pegar a estrada rumo ao destino preferido é garantir a segurança do veículo. Para assegurar um percurso tranquilo e sem surpresas desagradáveis, como danos, multas ou acidentes, especialistas recomendam a revisão do veículo antes que seus proprietários sigam viagem. Donos de oficinas mecânicas são unânimes em afirmar que, pelo fato de coincidirem com a temporada de chuvas, as férias de fim de ano marcam o período de maior demanda por serviços de revisão e manutenção de veículos. “Nesta época, cresce a procura por troca de pneus e itens de visibilidade, como palhetas e limpadores de para-brisa, além da manutenção dos freios”, enumera Wanderson José Vianelo, da Phoenix Centro Automotivo.

Valdir Albuquerque, proprietário da WV Pneus, acrescenta que o período de alta nas oficinas mecânicas se estende, normalmente, até o fim do Carnaval. “Novembro a março, o ‘fim das águas’, é o melhor período para minha oficina”. No entanto, ele orienta que os carros sejam submetidos a processos de revisão básica, em média, a cada cinco mil quilômetros percorridos.

O alinhamento e o balanceamento dos pneus é um dos quatro itens obrigatórios em qualquer revisão

“Nesta época, cresce a procura por troca de pneus e itens de visibilidade” Wanderson Vianelo, da Phoenix

VITRINE ITABIRITO

23


VEÍCULOS REVISÃO DE FÉRIAS

Calendário de revisões

Itens fundamentais Segundo Valdir, no caso das revisões que antecedem o período de férias, é fundamental a checagem de pelo menos quatro itens: alinhamento e balanceamento; suspensão; freios dianteiros, incluindo discos e pastilhas; e pneus. “Recomenda-se que o rodízio dos pneus seja feito a cada cinco mil quilômetros. No entanto, é importante avaliar o nível de desgaste. Caso eles estejam no TWI (ponto de referência de segurança, localizado entre os sulcos dos pneus), a troca deve ser feita”, observa. Quando o assunto é a possível necessidade de substituição de peças do veículo, Wanderson atenta para a importância de recorrer aos artigos originais. “Além de terem qualidade, as peças genuínas dão mais confiabilidade e têm sempre maior durabilidade”. Mas, afinal, quais são os principais critérios analisados pelos motoristas no momento da escolha da oficina? Para o empresário Felipe Passos Niquini, de 28 anos, a honestidade e a competência do profissional são os dois quesitos principais. “A gente também avalia o preço, mas a qualidade é fundamental. Não adianta você optar pelo mais barato, se a oficina não tiver competência e qualidade”, acrescenta.

Manter um calendário de revisões periódicas é um passo importante para minimizar a ocorrência de surpresas desagradáveis durante as viagens. No caso dos pneus, por exemplo, a falta de cuidados básicos, como a calibração semanal, pode significar desgaste prematuro e perda de estabilidade do veículo. “Quanto ao nível de desgaste, o TWI é um parâmetro. Quando os pneus chegam a esse nível, o motorista pode ser multado e, às vezes, ter o carro apreendido”, completa Valdir Albuquerque. Por outro lado, os descuidos com a lubrificação ou com o sistema de arrefecimento – responsável pelo controle da temperatura do motor – podem resultar em danos graves ao motor. “Não se programando, o proprietário deixa de gastar hoje, mas, depois, pode gastar até três vezes mais. A manutenção preventiva sai muito mais em conta do que a manutenção corretiva”, argumenta Wanderson Vianelo. Mais do que evitar possíveis multas, Felipe Niquini tem em mente o quesito segurança ao submeter seu veículo à revisão. “O carro tem que estar sempre revisado, para não colocar a vida do motorista e dos passageiros em risco”. Ele aproveita para se dirigir aos demais motoristas. “É importante fazer as revisões. Um gasto pequeno pode evitar multas ou que você coloque a sua vida e a dos outros em risco”, afirma.

a troca de óleo e filtros é um cuidado básico e preventivo na manutenção de veículos

Dicas de viagem Documentos e dinheiro Separe os documentos importantes, não se esqueça do cartão de crédito e leve algum dinheiro em espécie.

Chapéu, óculos e protetor

Guia da viagem

Aparelhos eletrônicos Não exagere! Registrar os momentos é bom, mas curtir é melhor ainda.

24 VITRINE ITABIRITO

Pesquise sobre seu destino e chegue curtindo tudo de bom que tem lá.

Telefone e carregador Verifique as taxas de roaming para não ter surpresas na conta quando voltar. E não esqueça o carregador!

Proteja-se! Leve chapéu, óculos escuros e protetor solar. Sua pele vai agradecer.

Roupas e acessórios Escolha roupas leves e básicas e abuse dos acessórios. Assim, você vai poder montar looks variados.


VEÍCULOS REVISÃO DE FÉRIAS

Vai viajar? • faça o alinhamento e o balanceamento das rodas; • confira a suspensão; • revise os freios;

Veículos novos e seminovos Mesmo para automóveis recém-saídos das concessionárias, as revisões são fundamentais. No caso da Volkswagen, estão previstas até seis revisões durante os três anos de garantia do veículo. “Elas são realizadas a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros. Vale o que acontecer primeiro”, explica Cristiano Martins Cezário, chefe de oficina da concessionária Ouro Minas, em Cachoeira do Campo. “Nessas revisões, todos os itens eletroeletrônicos são checados.

Veículos devem ser submetidos a revisões básicas, em média, a cada cinco mil KM percorridos

•v erifique se os pneus estão bons.

Embora sejam oferecidos itens adicionais ao cliente, a garantia só é mantida com a substituição obrigatória do óleo do motor, dos filtros de óleo e de combustível e do bujão de escoamento do óleo. Após o término da garantia, a empresa pode realizar serviços de manutenção, com garantia de um ano”, destaca.

VITRINE ITABIRITO

25


À moda da casa A centenária casa de Itabirito foi palco de muita moda. De saias a calças Saint-Tropez e pantalonas, de vestidos longos, midi e mini. Do liso ao estampado e à risca de giz. Agora, a história é outra (ou se repete). neste verão, os raios de sol aquecem, as flores teimam em alegrar e tudo é leve e colorido.

vestido em malha Sisters anel e brincos Amoo Bijoux Pulseiras Linda Bijuteria


Vestido de Renda KPL Colar e pulseiras Claudia Marisguia / KPL Bolsa Amoo Bijoux Sandรกlia Equipage


MODA PRIMAVERA-VERテグ 2014

vestido de renda 5ツェ Avenida Anテゥis, brincos e pulseiras Linda Bijuteria Sandテ。lia Dumont / Priori


Vestido Farm / Orapronobis Colar e pulseiras Linda Bijuteria Carteira Amoo Bijoux FOTOS STUDIO TERTULIA (ANNA LARA E AMANDA MENDONÇA) STYLING ANDREIA PIMENTA BELEZA LÉO BATISTA MODELO VITTORIA LAPERTOSA / MEGA MODEL BH


VITRINE PRIMAVERA-VERÃO 2014

Perfume Aflorá EUDORA LINDA BIJUTERIA

Óculos solar LOUGGE SOLLARIS

Garimpagem cromática VITRINE selecionou peças e produtos para deixar a primavera-verão mais leve e iluminada. Álbum scrap book Relógio analógico

sueli sardinha ORAPRONOBIS

DUMONT LINDA BIJUTERIA

Esmaltes MISS RÔSE SOLLARIS

Sousplat Aruba PONTO POSITIVO

30 VITRINE ITABIRITO


FOTOs natália poliana

VITRINE PRIMAVERA-VERÃO 2014

Xícara de porcelana PONTO POSITIVO

Licoreira com seis cálices PONTO POSITIVO

Colar Fio Flores MARY DESIGN KPL FASHION’S PLACE

Portabijuterias Manequim Taças para vinho

PONTO POSITIVO

PONTO POSITIVO

Pelúcia Bob Esponja multibrink DULAR

Sapatilha Ouro Light AREZZO PRIORI

Caixas Livro PONTO POSITIVO

CONFIRA OS ENDEREÇOS EM ‘ONDE ENCONTRAR’ (PÁGINA 50)

VITRINE ITABIRITO

31


VITRINE PRIMAVERA-VERテグ 2014

Preparamos para vocテェ looks e objetos que sテ」o a cara da primavera-verテ」o.

32 VITRINE ITABIRITO


VITRINE PRIMAVERA-VERÃO 2014

A moda e as tendências que você vê aqui estão nas lojas que anunciam conosco.

VITRINE ITABIRITO

33


GASTRONOMIA sobremesas com panetone

Um doce de Natal O panetone é uma das guloseimas mais tradicionais do Natal. Como o nome indica, tem origem italiana e está associado a várias histórias. A proprietária da padaria Tutti Pani, Letícia Roni Rampinelli, comenta que “o que o diferencia dos pães comuns é o processo natural de fermentação, que lhe confere consistência macia”.

A receita original leva baunilha e frutas cristalizadas, mas, ao ser incorporada nas mesas natalinas pelo mundo, ganhou versões como a de sorvete e chocolate (veja receita aqui). A convite de VITRINE, Letícia preparou três sobremesas com panetone para deixar a ceia mais gostosa e divertida. Acompanhe! Por Patrícia Lapertosa

34 VITRINE ITABIRITO


FOTOs HELIANE IGLESIAS

GASTRONOMIA sobremesas com panetone

Cheese cake de panetone com geleia de jabuticaba 8 porções | Preparo fácil (acima de 45 minutos)

Ingredientes • 2 fatias de panetone (2 cm de altura x 12 cm de diâmetro) • 690 g de cream cheese • 180 g de açúcar refinado • 1 colher (sopa) de essência de baunilha • 1 colher (sopa) de suco de limão • 3 ovos • 4 colheres (sopa) de geleia de jabuticaba • Jabuticabas frescas Preparo: 1. Corte as fatias de panetone em tiras e reserve. 2. Unte com manteiga o fundo de uma forma de aro removível (23 cm de diâmetro) e acomode as tiras de panetone, forrando completamente o fundo da forma. 3. Leve ao forno pré-aquecido (200 oC) por 10 minutos ou até dourar. 4. Retire do forno e reserve. 5. Bata o cream cheese na batedeira até ficar bem macio. 6. Em baixa velocidade, acrescente o açúcar aos poucos, depois a baunilha, o suco de limão e os ovos, incorporando bem. 7. Distribua o creme sobre a base de panetone e leve à geladeira, esperando firmar bem. 8. Então, espalhe a geleia de jabuticaba por cima. Se estiver muita espessa, leve ao fogo com um pouco de água até obter a consistência desejada. 9. Enfeite com frutas frescas inteiras.

Pavê moderno com ganache de chocolate 10 porções | Preparo fácil (30 a 45 minutos)

Ingredientes panetone (500 g) • 2 colheres (sopa) de amido de milho • 2 e ½ xícaras de leite • ½ xícara de açúcar de confeiteiro • 3 gemas • 10 damascos secos • 10 castanhas-do-pará • 300 g de chocolate ao leite • ½ lata de creme de leite • 1 xícara (chá) de suco de laranja • 1

Preparo: 1. Fatie o panetone e reserve. 2. Dissolva o amido de milho numa parte do leite, amornado. 3. Numa panela, junte o amido dissolvido ao restante do leite, depois o açúcar e as gemas peneiradas. 4. Leve ao fogo brando, mexendo até engrossar. 5. Desligue o fogo, acrescente o damasco e a castanha-do-pará picados e reserve. 6. Derreta o chocolate em banho-maria, espere esfriar, misture o creme de leite e reserve.

Montagem: 1. Embeba as fatias de panetone no suco de laranja, reservando algumas para torrar no forno. 2. Em taças individuais, alterne camadas de panetone, do creme de leite e do creme de chocolate. 3. Por cima, decore com damascos e uma fatia de panetone torrada.

VITRINE ITABIRITO

35


GASTRONOMIA sobremesas com panetone

PRÊMIO TOP BACKER 2014 Minipanetones com sorvete e merengue 4 porções | Preparo fácil (30 a 45 minutos)

Ingredientes • 4 minipanetones de frutas cristalizadas • 300 ml de sorvete de chocolate (ou de sua preferência) • 2 claras • 6 colheres (sopa) de açúcar • 1 colher (sobremesa) de raspas de limão

Em novembro, as proprietárias da Tutti Pani, Letícia e Monique Roni Rampinelli, foram a São Paulo receber o troféu Top Baker 2014, outorgado pela revista Padaria 2000. O concurso selecionou 80 entre 60 mil padarias de todo o país, considerando a qualidade dos produtos e a excelência do serviços prestados.

Preparo: 1. Aqueça o forno (200 oC). 2. Corte a tampa de cada panetone e retire o miolo, deixando uma borda de 2 cm. 3. Esfarele os miolos e as tampas e misture com o sorvete. 4. Recheie cada panetone e leve à geladeira por 12 horas. 5. Depois, bata as claras em neve e, sem parar de bater, vá acrescentando o açúcar até formar picos firmes. 6. Coloque os panetones gelados numa assadeira. 7. Distribua o merengue sobre cada um deles e leve ao forno para assar, deixando dourar. 8. Retire do forno, polvilhe as raspas de limão e sirva imediatamente. 9. Se quiser, decore com cerejas.

A origem do panetone Uma das histórias sobre a origem do panetone conta que um padeiro de Milão errou ao preparar a última fornada de pão, na véspera de Natal. Ele misturou passas à massa e, para salvá-la, acrescentou ovos, manteiga e frutas cristalizadas. Depois de assado, o pão fez sucesso e ganhou o nome dele: pane di Toni (pão de Toni, em português). Com o passar do tempo, a guloseima passou a ser chamada panettone.

36 VITRINE ITABIRITO


A LOJA DO SEU LAR

(31) 3561-2362

Av. Queiroz Júnior, 505 - Loja 2

VITRINE ITABIRITO

37


DECORAÇÃO CASA DE TATIANA OLIVEIRA VIEIRA

Uma casa com alma mineira Por Patrícia Lapertosa

Construída no bairro Bela Vista, a casa da decoradora Tatiana Oliveira Vieira destaca-se pela arquitetura harmoniosa e pelo aconchego característico das antigas fazendas de Minas

O

convívio integrado da família é o mote dos projetos de decoração de Tatiana Oliveira Vieira, que, apesar de ter cursado Design de Interiores no Inap, em Belo Horizonte, os desenvolve mais por gosto pessoal do que por realização profissional. Formada em Administração, ela conta que desde solteira gostava de rearranjar os móveis do quarto onde dormia com a irmã e, quando se casou, viu aflorar o gosto por deixar a casa sempre pronta e bonita para ser compartilhada pela família e amigos do convívio diário. É realmente essa sensação que se tem ao conhecer a casa em estilo colonial, que se destaca no alto do bairro Bela Vista. A primeira construção, da época de seu casamento, cedeu lugar a outra em 1990, formada por dois blocos reservados para as áreas íntima e social da casa, integrados por um jardim gramado, que abriga piscina e duas aconchegantes varandas. Sobre a grama, Tatiana coloca brinquedos – balanço e caixote de areia – para os netos. E afirma: “gosto que a casa possa ser compartilhada por todos... meus filhos e netos, nossos amigos e parentes”.

38 VITRINE ITABIRITO

Com amplas janelas azuis, a casa evoca as construções mineiras do final do século XVIII e início do XIX, especialmente pela arquitetura harmoniosa e pelo aconchego típico das grandes casas de fazendas. Na área do convívio social, uma ampla sala com quatro ambientes dita o ritmo da casa, ladeada por um pátio, uma varanda e, claro, uma charmosa cozinha. O mobiliário antigo – parte adquirido da própria família e parte em garimpos por antiquários mineiros e fluminenses – soma sofisticação à leveza e ao despojamento de sofás e poltronas de design moderno do estar e do espaço de degustação.


DECORAÇÃO CASA DE TATIANA OLIVEIRA VIEIRA

FOTOs HELIANE IGLESIAS

Desfrutar a casa Na entrada, uma mesa em madeira maciça e móveis antigos, decorados com vasos, louças e objetos também antigos, sinalizam o tom elegante da decoração. À frente, o estar com sofás e poltronas de linhas retas é pontuado por mesinhas e abajures de época e se abre para um pequeno pátio que, visto pelas janelas geminadas, traz frescor ao ambiente. À esquerda, o conjunto de mesa e cadeiras de espaldar alto, em couro rústico, abriga a família no dia a dia e amigos e parentes em datas festivas, como aniversários e as festas de final de ano. Como Tatiana sempre gostou de reunir a família e receber amigos, o projeto da casa se pautou pela comodidade e funcionalidade. Por isso mesmo, ao lado da sala de jantar, estão a cozinha e um espaço de degustação, onde as pessoas se sentam em torno de uma mesa estreita para degustar bebidas e quitutes, como é do gosto dos mineiros. A decoração, mais uma vez, recorre a peças modernas combinadas com armários, banquetas e objetos antigos. “Quando projetei vários ambientes num único espaço queria a família reunida no dia a dia e a casa pronta para receber amigos e parentes. Assim, a casa é usada plenamente, atendendo aos desejos de cada um – uns assistem televisão, outros batem papo ou degustam alguma coisa gostosa –, favorecendo sempre o convívio das pessoas que gostamos”, argumenta. Uma escada helicoidal, em alvenaria, leva ainda a um sótão comprido, setorizado em dois ambientes: um com uma grande tevê e outro com brinquedos que fazem os netos de Tatiana passarem horas ali... VITRINE ITABIRITO

39


DECORAÇÃO CASA DE TATIANA OLIVEIRA VIEIRA

A cozinha, é claro... A cozinha pode ser considerada um espaço à parte na casa. As tonalidades de azul – do piso, das janelas e das cadeiras da copa, por exemplo – combinadas ao branco das paredes e da ampla bancada da pia, em azulejos, torna o ambiente atraente e convidativo, valorizado pela madeira escura da mesa, dos armários e das belas portas de entrada, garimpadas em lojas de material de demolição pela decoradora. As torneiras antigas, douradas, o filtro de água em cerâmica, colocado num canto da copa, o telhado sem forro são elementos que nos remetem ao jeito de morar simples das fazendas tradicionais mineiras. Todo o ambiente – da cozinha às salas –, é antecedido por uma agradável varanda, que permite vislumbrar o jardim e o bloco reservado à ala íntima e ao espaço de lazer externo. Construído em dois andares, com janelas que se abrem para o jardim, esse bloco se harmoniza ao outro, promovendo a integração com o jardim e a ala social. Sem dúvida, uma casa com alma mineira, que convida a um dedo de prosa e ao petiscar com os amigos sem que se sinta o tempo passar...

40 VITRINE ITABIRITO


Empreendimentos

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E MADEIREIRA

VITRINE ITABIRITO

41


42 VITRINE ITABIRITO


FOTOs gustavo rabelo

GENTE ENTREVISTA ROBERTO MÁRIO SOARES

Roberto Mário Soares Da fábrica de tecidos de Itabirito ao grupo Asamar

Neto do afamado doutor Guilherme e filho de itabiritenses, o empresário Roberto Mário Gonçalves Soares iniciou sua vida profissional como gerente da antiga Companhia Itabirito Industrial, mais conhecida como Fábrica Nova. Viveu onze anos na casa do avô, ao lado de sua mulher Stella, onde viu crescer seus filhos Maria Luiza, Maria Augusta, Roberto Mário e João Emílio. Em 1964, transferiu-se com a família para Belo Horizonte, onde fundou a Construtora Gonçalves Soares, tornando-se um empresário bem sucedido. Hoje, aos 82 anos, é um dos conselheiros do grupo Asamar, que se destaca no cenário econômico do país pelo arrojo e pujança de seus empreendimentos. O mais recente deles pretende transformar a região da Lagoa dos Ingleses, nos distritos de Nova Lima e Itabirito, num projeto urbanístico inovador. Para se ter ideia, a área soma 27 milhões de metros quadrados a serem ocupados de forma gradual por cerca de 60.000 moradores, num período de aproximadamente 20 anos. Junto ao filho mais velho, Roberto Mário Filho, diretor da Masb e também conselheiro da Asamar, que certamente herdou mais que o seu nome, o empresário concedeu esta entrevista à VITRINE na sede do grupo, em Belo Horizonte.

Como foi começar sua vida profissional em Itabirito? ROBERTO MÁRIO: Um desafio... Assumi o comando da fábrica de tecidos com 23 anos, a pedido do meu pai, Alberto Woods Soares, que precisava tocar seu principal negócio no Rio de Janeiro, onde morávamos... A Asamar, uma empreiteira de estradas, fundada por ele e seus dois cunhados em 1932. Naquela época, obras de abertura e pavimentação de estradas eram trabalhosas e muito demoradas. E meu pai não teve dó... Precisava de alguém de sua confiança, me fez largar o trabalho e os estudos, em São Paulo, para assumir a direção da fábrica em Itabirito.

Vim morar solteiro na casa do meu avô Guilherme, que meu pai tinha comprado anos antes da minha avó Anita. Felizmente, me casei no ano seguinte. Apesar de carioca, minha esposa Stella se adaptou rápido à cidade, cuidando de nossos filhos pequenos e recebendo toda a família, principalmente nas férias, quando todos nos reuníamos lá...

Quais eram suas atividades na Companhia Itabirito Industrial? ROBERTO MÁRIO: Cuidava dos negócios e da produção e, por isso,

quase toda semana ia a Belo Horizonte. Era uma viagem penosa, em estrada de terra, com muita poeira... Levava meu paletó numa fronha, para vestir só quando chegasse lá. Vendo a oportunidade, Stella insistiu para eu terminar o curso de Arquitetura. Ela foi a minha maior incentivadora. Com sua ajuda, voltei a estudar: ia à escola de manhã e à tarde cuidava dos negócios da fábrica, mas voltava sempre antes que ela fechasse. Em 1964, quando me formei, meus filhos foram à minha formatura.

VITRINE ITABIRITO

43


GENTE ENTREVISTA ROBERTO MÁRIO SOARES

Depois de formado, que rumos sua vida profissional tomou? ROBERTO MÁRIO: Fomos para Belo Horizonte. Meus filhos estavam crescidos e precisavam estudar e o relacionamento com meus sócios não andava bem. Procurei meu irmão, Alberto Luiz, que trabalhava na Asamar, mas buscava novos negócios. Ele sempre foi uma pessoa diferenciada... Disciplinado, tudo o que se propõe a fazer dá bons resultados. Ele e meu tio Aminthas, um dos sócios da Asamar, estavam montando uma fábrica de cimento, em Montes Claros. Fiquei responsável pela construção de galpões, refeitório e portaria da Matsulfor, menos da parte tecnológica, que ficou a cargo da empresa francesa que fazia parte do negócio.

Depois disso, fui cuidar da minha carreira de construtor. Montei a Construtora Gonçalves Soares com meu outro irmão, Guilherme. Eu construía os prédios e ele

administrava as obras, até que nos associamos a outros profissionais para fazer a firma crescer. Fizemos grandes obras, principalmente para a Rede Ferroviária Federal. Em Montes Claros, fizemos a estação de trens, a estação de controle e a oficina de trens. E depois a duplicação da estação de trens urbanos do Horto, em Belo Horizonte, por exemplo. Depois de uns 30 anos, quis me desfazer da CGS, repassando a empresa aos meus dois filhos. Mas eles já estavam envolvidos com outros negócios. Então, fechei a construtora e procurei me inteirar dos negócios da família – o grupo Asamar, dirigido por Alberto Luiz e alguns primos, do qual eu já era acionista.

Como ocorreu sua entrada para a Asamar? ROBERTO MÁRIO: Assumi a gestão de uma trans-

portadora e de uma empresa de reflorestamento que davam suporte à Matsulfor. Construí garagens para mais de 300 carretas e administrei a transportadora, que não visava lucro, apenas a entrega de cimento em todo o país. Os caminhões iam cheios e voltavam vazios... Um desafio. Então sofri um segundo enfarte e, para poupar minha saúde, fiquei responsável pela vice-presidência da Matsulfor. Tudo ia muito bem até que fomos procurados pela Lafarge, que queria comprar a Matsulfor. Fomos surpreendidos, porque não estávamos vendendo a fábrica... Mas a multinacional queria expandir sua presença no mercado brasileiro e foi impossível resistir. Então, em 1996, decidimos vender a fábrica e outras empresas associadas, começando uma nova etapa em nossas vidas. Vendemos 80% das empresas do grupo Asamar e mantivemos 20% em ativos imobiliários, como forma de proteção ao patrimônio adquirido até aqui.

44 VITRINE ITABIRITO

Com a venda das empresas, que destino o grupo Asamar tomou? ROBERTO MÁRIO: Com as vendas, tivemos a opção de buscar novos negócios e a liberdade de nos associarmos ou não, pois não estávamos mais atrelados aos fundadores do grupo Asamar, que, aliás, tem o nome formado pelas iniciais deles: Alberto Soares, meu pai, Aminthas Morais e Antônio Ribeiro, meus tios.

Felizmente, a maior parte de nós quis se associar para tocar os novos negócios, que se diversificaram tanto em seus segmentos, quanto na forma associativa, com participações maiores e menores e parcerias firmadas até mesmo com empresas públicas, como a Cemig. As gerações mais novas assumiram maior responsabilidade, levando a minha geração a adotar naturalmente uma postura consultiva em relação aos negócios. Desde então, eu, meu irmão e primos passamos a cuidar do patrimônio remanescente do grupo e a acompanhar os novos empreendimentos.


GENTE ENTREVISTA ROBERTO MÁRIO SOARES

UmA vida dedicada ao próximo

E quais são hoje os empreendimentos do grupo Asamar?

Doutor Guilherme nasceu em 17 de abril de 1875 em Itabira, Minas Gerais. Casou-se em 1901 com Anita Heilbuth e mudou-se no ano seguinte para Itabirito, vindo trabalhar como médico da Estrada de Ferro Central do Brasil. Teve sete filhos. Faleceu prematuramente de gripe espanhola no dia 25 de agosto de em 1921.

ROBERTO MÁRIO: Em 1996, criamos a distribuidora de combustíveis Ale e, no ano seguinte, a Metro, uma incorporadora imobiliária, e compramos metade da Codeme, uma empresa de BH, especializada em coberturas para postos de gasolina.

A Metro deu bons resultados, principalmente no Rio de Janeiro. Um empreendimento feito lá nos deu o prêmio mais importante do mercado imobiliário brasileiro, o Master Imobiliário. Em 2007, associamos a empresa às construtoras mineiras Alicerce e Santa Bárbara, criando a Masb, que hoje atua em Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte. Em 2006, associamos a Ale à Sat, uma empresa de postos de gasolina do Rio Grande do Norte, que tinha boa penetração no Nordeste e começava a chegar em Belo Horizonte, fazendo surgir a Alesat, que reúne a distribuidora a uma rede de postos com a bandeira Ale. Outra associação importante foi a venda de um terço da Codeme para a Usiminas, que possibilitou a compra de metade da Metasa, uma empresa de estruturas metálicas do Rio Grande do Sul, aumentando nossa presença no mercado.

Em 2010, investimos no setor de tecnologia da informação, criando a Activas, que armazena dados digitais de empresas que nos confiam seu conteúdo eletrônico. E agora, em 2013, associamos a Masb a investidores brasileiros, entre eles, o banco Votorantim de São Paulo, para criar um projeto contemporâneo de urbanismo: o Centralidade Sul, que vai transformar a região da Lagoa dos Ingleses num lugar diferente, nos moldes de uma cidade planejada e estruturada a partir de critérios modernos de sustentabilidade.

A casa de Itabirito “A casa de Itabirito é um legado de amor. Nela, uma família se encontra para viver e conviver há seis gerações” Myriam Carneiro Monteiro Soares

Alberto Luiz e sua esposa Myriam, autora do livro

Só pelo título, “Histórias da Família na Casa de Itabirito - Um Legado de Amor”, o livro escrito por Myriam Carneiro Monteiro Soares, esposa de Alberto Luiz, demonstra o apreço e o significado que a casa construída por Dr. Guilherme e a comunidade itabiritense tem para seus descendentes. De feitio arquitetônico eclético, ela testemunha a história próspera da família Gonçalves Soares, que soube preservar o patrimônio deixado pelo avô querido. Dedicado aos doentes, doutor Guilherme não cobrava por atendimentos extras e, mesmo trabalhando na Estrada de Ferro Central do Brasil, viu-se forçado a assumir uma das cátedras da Escola de Medicina de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Com a possibilidade de o verem partir, comerciantes da cidade se mobilizaram arrecadando fundos para a conclusão da casa. No dia 7 de setembro de 1915, as chaves foram entregues a ele em solenidade que contou com banda de música, discursos emocionados e a benção dos dois padres da cidade. A casa serviu de moradia ao doutor Guilherme, sua esposa Anita Heilbuth Gonçalves, seus

A Casa de Itabirito e o livro escrito em homenagem aos cem anos nela vividos pela família Soares

sete filhos e ainda quatro irmãos (que ajudou a criar) até sua morte prematura, aos 46 anos, de gripe espanhola. Viúva, dona Anita mudou-se para Belo Horizonte em 1921, vendendo a casa quatro anos depois para o genro, Alberto Woods Soares, casado com sua filha Francisca Luiza. Desde sempre seus filhos, netos e bisnetos frequentaram a Casa de Itabirito (como é chamada) nas férias ou em momentos festivos. Preservada, é ponto de encontro da família, que nela se reúne, pelo menos, duas ou três vezes ao ano.

VITRINE ITABIRITO

45


GENTE

PERFIL

DOUGLAS ROSENDO Vencedor na vida e nas lutas marciais

Proprietário da Academia Sport Defense, em Itabirito, Douglas Rosendo não é apenas um campeão das lutas marciais. Além de medalhas obtidas em campeonatos nacionais e internacionais, ele ajuda crianças carentes a conquistarem um lugar ao sol no cenário esportivo nacional.

Há três anos, ele desenvolve o Projeto Sol Nascente de Hapkidô na Escola Estadual Intendente Câmara, treinando cerca de 50 alunos a praticar o esporte. Em novembro do ano passado, a equipe obteve o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Hapkidô, realizado em Salvador, Bahia. Uma disputa acirrada, que reuniu 500 atletas de várias partes do país e colocou os pequenos lutadores de Itabirito no pódio nacional. Outra conquista de Douglas é a criação do Dia Municipal das Artes Marciais – 8 de setembro –, homologado este ano pela Câmara Municipal de Itabirito, que reservará a data para apresentações comemorativas, com o apoio da Câmara e da Prefeitura Municipal, visando à valorização do esporte na cidade.

Café de boas-vindas à juíza de Direito, Vânia da Conceição Pinto Borges 4

1 FOTOs divulgação

O desembargador aposentado José Antônio Braga e sua esposa, Ana Maria Mendes Amaral Braga, recepcionaram juízes, promotores e desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em um café de boas-vindas à juíza de Direito, Vânia da Conceição Pinto Borges, que assumiu a titularidade da Primeira Vara da Comarca de Itabirito, em agosto passado. Também as filhas do casal, Thaísa Amaral Braga Falleiros, Defensora Pública Estadual, e Izabela Amaral Braga, advogada, marcaram presença no evento, acompanhadas pelos advogados Bruno Sampaio Falleiros e Arnaldo Oliveira Júnior.

2

3

46 VITRINE ITABIRITO

1 - José Antônio Braga, Vânia Conceição Pinto Borges, Izabela Amaral Braga e Bruno Sampaio Falleiros. 2 - Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, Vânia Conceição Pinto Borges, Vanessa Campolina Rebello Horta e Pedro Bernardes de Oliveira. 3 - José Antônio Braga, Thaísa Amaral Braga Falleiros, Ana Paula Nannetti Caixeta, Antônio Sérvulo dos Santos, Vicente de Oliveira Silva, Antônio Carlos Braga, Eduardo Teixeira da Costa e Hilda Maria Pôrto de Paula Teixeira da Costa. 4 - Thaísa Amaral Braga Falleiros, Débora Fernandes e Ana Maria Mendes Amaral Braga.


GENTE

Lançamento Macpaul

FOTOs FÁBIO BENIGNO DA SILVA, PORTAL ANTENADOS

Instituto de Beleza Uriel

1

2

3

4

5

A cabelereira Vera Lúcia dos Santos, proprietária do Instituto de Beleza Uriel, reuniu clientes e amigas, em agosto passado, para apresentação da linha de tratamento capilar Macpaul Professional. Em tarde festiva, foi servida gostosa feijoada ao som pop rock da Banda Serginho Marques. Além da demonstração de produtos, profissionais da marca paulista presentearam as participantes com kits especiais.

1 - Vera Lúcia ao lado dos promotores do evento, Viviane Vieceli e Eduardo Gomes, e as crianças Ana Luísa F. Baêta e Maria Eduarda Vieceli Gomes. 2 - A esteticista Nanci França e as clientes Elisângela Pereira, Kelly D. Rodrigues Silva e Emanuela Silva Rodrigues, com o filho Ryan Fernando. 3 - Vera Lúcia, as amigas Kelly e Emanuela e sua irmã, Vânia Andrelina da Silva. 4 - No violão, Serginho Marques, Leo Pires na bateria e Gilles no baixo. 5 - Em família, Vinícius, Valéria e Marli Barnabé de Oliveira ao lado de Eduardo Gomes e Vera Lúcia.

VITRINE ITABIRITO

47


GENTE

Homenagem da Câmara Municipal de Itabirito FOTO SANDERSON PEREIRA

No dia 7 de setembro, a Câmara Municipal de Itabirito realizou sessão solene aberta ao público para comemorar o 305º aniversário da cidade e os 91 anos de emancipação política do município, homenageando personalidades que se destacaram nos setores social, educacional, comercial, empresarial, entre outros, por indicação de seus vereadores.

O vereador Ricardo Francisco entrega medalha a Serafim Jardim, presidente da Casa JK

O vereador Ricardo Francisco de Paula A. Cruz entregou a Medalha Francisco Homem Del-Rey ao presidente da Casa Juscelino Kubitschek, de Diamantina, Serafim Melo Jardim. Ele foi chefe de gabinete do governo JK em Minas e secretário particular do ex-presidente nos seus últimos nove anos de vida, e, hoje, defende a hipótese da morte de JK não ter sido acidental junto à Comissão Nacional da Verdade.

Conheça os outros homenageados: Cristiano Linhares Loures

José Renê Anacleto dos Santos

Wanderley de Sousa Marques

título de cidadão honorário Indicação da vereadora Rosilene do Carmo Cardoso

(Perfilados Santos e Gouvêa) diploma de mérito comercial Indicação do vereador Antônio de Oliveira Bôsco

(Gilvans Transportes e Locações) diploma de mérito empresarial indicação do vereador Leandro Silva Marques

Sidney Francisco da Silva

João Gomes da Silva

Emílio Faustino Nolasco

(Vidraça Box) diploma de Mérito Comercial Indicação do vereador Maximiliano Silva Baêta Fortes

homenagem especial indicação do vereador Francisco Alves de Souza

diploma de honra ao mérito Indicação do vereador Davi de Araújo Antunes

Maria Lúcia Tomaz dos Santos

Padre Geraldo Barbosa título de cidadão honorário Indicação do vereador Rildo Xavier de Morais

João Vitorino Sacramento diploma de honra ao mérito Indicação do vereador Denilson Francisco Braga

diploma de mérito educacional Indicação do vereador Arnaldo Pereira dos Santos

Marilene Alves de Almeida Romualdo diploma de mérito educacional Indicação do vereador Gilmar Alfenas

Gilberto José Ferreira Bastos homenagem especial indicação do vereador Luís Fernando Carolino Xavier

Sônia Cristina Ribeiro medalha Ana Amélia Indicação do vereador Rodrigo Campos Chagas

Cãominhada E CONCURSO DE CÃES

Em agosto, o Pet Shop Dog&Cat (Nutrito Agropecuária) promoveu a terceira edição da Cãominhada, um evento já aguardado pelos itabiritenses que amam seus cãozinhos de estimação. Dessa vez, quem se inscreveu pôde participar do concurso de cães, que elegeu o mais alto, o mais baixo, o mais gordinho, o mais enfeitado e o mais exótico. Gente madura, gente nova e até crianças, acompanhadas de seus pais, desfilaram com seus simpáticos cães pelas ruas do centro da cidade.

48 VITRINE ITABIRITO

1 2

1 - Em primeiro plano, Maurilo Félix da Silva, organizador do evento, e a mesa de jurados do concurso. 2 - Parceiros, apoiadores e organizadores do evento. À direita, agachados, os irmãos José e Maurilo, proprietários da Dog&Cat (Nutrito Agropecuária).


Painel

VITRINE ITABIRITO

49


ONDE ENCONTRAR Academia CAROLINA ALVES PILATES

R. Maria Bernardina, 56 A, Lourdes, tel. 31 9932-4025, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 7h/21h

PLENO PILATES

Av. Queiroz Junior, 620, sala 306, Centro, Tel. 31 3563-1166, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/20h

SPORT DEFENSE

R. Artur Bernardes, 244, Centro, tel. 31 3561-2892, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 7h/22h30; sábado, 8h/16h

acessórios AMOO BIJOUX

Av. Queiroz Junior, 35, loja A, Centro, tel. 31 3563-1898, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 9h/13h

LINDA BIJUTERIA

Av. Queiroz Junior, 203, loja 4, Centro, tel. 31 3561-3145, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/13h

MARMORARIA CASCUDO

Av. dos Inconfidentes, 1085, Santa Efigênia, tel. 31 3561-0857, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

Decoração PONTO POSITIVO

R. Araújo Lima, 23, loja 41, Centro, tel. 31 3561-2730, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13

Moda feminina KPL FASHION’S PLACE

Galeria Jane Francy: Av. Queiroz Junior, 463, sala 4, Centro, tel. 31 8625-6895/8824-7024, Itabirito, MG 2ª a 5ª-feira, sob agendamento; 6ª-feira, 13h/18h; sábado, 9h/13h;

5ª AVENIDA

Empreendimentos imobiliários

Av. Queiroz Junior, 150, Centro, tel. 31 3561-2422, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13h

CASCUDO EMPREENDIMENTOS

SISTERS

Av. Queiroz Junior, 620, sala 301, Centro, tel. 31 3561-2055/3561-1482, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h18h; sábado, 8h/12h

Av. Queiroz Junior, 775 A, Praia, tel. 31 8605-2600/9264-2897, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 9h/19h; sábado, 9h/13h

TYNACA

Moda unissex

Equipamentos e utensílios de gastronomia

Pça. Dr. Guilherme, 115 A, Centro, tel. 31 3563-3060, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 9h/18h; sábado, 9h/14h

R. Belo Horizonte, 186, Bela Vista, tel. 31 3561-6800, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h

EPEEL

ORAPRONOBIS

Motos e bicicletas

Alimentos naturais e congelados

Praça das Constelações, 177, Santa Lúcia, tel. 31 2526-3627, 2526-3628 e 2526-3629 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 9h/12h

BEM VIVER

Farmácia

R. Dr. Eurico Rodrigues, 94, loja 6, Centro, Tel. 31 3561-6016, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 9h/12h

R. Artur Bernardes, 122, loja 2, Centro, tel. 31 3561-0257/ 8500-5405, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 9h/19h; sábado, 8h/14h; domingo, 8h/13h

Artigos esportivos CAMISARIA BARRETO

R. Dr. Guilherme, 172, Centro, tel. 31 3561-1881, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13h

Autoescola AUTOESCOLA SÃO JOSÉ

R. Carlos Michel, 40, Centro, tel. 31 3561-0018/3561-3223, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 7h/20h

BUFÊ

VIDEBULA/GRUPO FARMA

Pça. Dr. Guilherme, 33 A, Centro, tel. 31 3561-2976 R. Dr. Guilherme, 212, Centro, tel. 31 3561-1518 Av. Queiroz Jr., 233, Centro, tel. 31 3563-1453 Av. Queiroz Jr., 835, Praia, tel. 31 3561-1818 Av. Queiroz Jr., 869, Praia, tel. 31 3561-1114, Itabirito, MG • diariamente, 8h/21h

Flora FLORISBELA

SPEED

Móveis LACERDA EMPREENDIMENTOS

Av. Pedro Aleixo, 40, Centro, tel. 31 3553-2698/3553-2699, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG 2ª a 6ª-feira, 7h/18h; sábado, 7h/12h

Ótica

R. Dr. Hélio Ferreira Bastos, 155, Centro, Tel. 31 3561-0550, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 9h/12h

R. Dr. Guilherme, 148, Centro, tel. 31 3561-1190, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

Frutas e verduras

SOLLARIS

SACOLÃO CENTER

ÓTICA VICTOR

Av. Queiroz Junior, 526 D, Centro, tel. 31 3561-2617, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/12h30

mariaflorbuffet.com.br tel. 31 8779-2865/8880-1385

R. Primo Cavalieri, 35, Centro, tel. 31 3561-1647, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/20h; sábado, 8h/18h; domingo, 8h/12h

Piscina e aquecimento solar

Calçados

Hotel

MARINAT PISCINAS

CHICK CHINELOS

ARÊDES APART HOTEL

MARIA FLOR

Av. Queiroz Junior, 610 A, Centro, tel. 31 8779-2024/8656-9608, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/19h; sábado, 8h/13h

Cosméticos COSMÉTICOS ITABIRITO/RACCO

R. Belo Horizonte, 610, Lourdes, tel. 31 3561-3871/3561-7319, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13h

ENEDINA LIMA

Atendimento em domicílio 31 8779-9594/9149-8048/8824-7024

Construção AÇOFORTE

R. Dr. Eurico Rodrigues, 271, Praia, tel. 31 3561-0508/8827-5073, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

COMERCIAL CASCUDO

Av. Queiroz Junior, 485, Centro, tel. 31 3561-1481, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

CONCRETO MINAS

R. Belo Horizonte, 130, Bela Vista, tel. 31 3563-2013, Itabirito, MG • www.aredesaparthotel.com.br

HOTEL CIRCUITO DO OURO

R. Primo Cavalieri, 35, Centro, tel. 31 3562-3600, Itabirito, MG • www.hotelcircuitodoouro.com.br

R. Aquiles Lobo, 27, Inconfidentes, tel. 31 3561-1147/8970-0080, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

Pneus e acessórios WV PNEUS

Instituto de beleza

Av. Queiroz Junior, 531, Centro, tel. 31 3561-7351/3561-2320, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/19h30

BRENO MORAIS COIFFEUR

Tatuagem

FABIANO CASTRO

Galeria Jane Francy: Av. Queiroz Junior, 463, sala 9, Centro, tel. 31 9156-6437, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 14h/19h

R. Artur Bernardes, 251, loja 3, Centro, tel. 31 3561-0444, Itabirito, MG 3ª a 6ª-feira, 9h/19h; sábado, 9h/18h R. Artur Bernardes, 251, 1º andar, Centro, tel. 31 3561-0068, Itabirito, MG 3ª a 6ª-feira, 9h/19h; sábado, 9h/18h

SALÃO DA COTTA

Alameda Wolner Matos, 27, Centro, tel. 31 3561-2525, Itabirito, MG 2ª-feira, 14h/18h; 3ª-feira a sábado, 8h/18h

VEVA CABELEREIRA UNISSEX

R. Artur Bernardes, 203, Centro, tel. 31 3561-3290, Itabirito, MG 3ª-feira a sábado, 8h/12h e 13h30/19h

THIAGO LUIZ

Utilidades domésticas CHAVES&ETC

Av. Queiroz Junior, 505, Centro, tel. 3561-2362, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13h

Veículos ARAXÁ VEÍCULOS

Lanchonete

R. Dr. Eurico Rodrigues, 568, Praia, tel. 3561-7896/8897-2022, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/13h

D’COXINHA

AUTOFLEX

Av. dos Inconfidentes, 1054, Santa Efigênia, tel. 31 3561-6819/8933-1645, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 7h/11h e 12h/17h

Av. Queiroz Junior, 687, loja C, Centro, tel. 31 9306-9480, Centro, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 9h/19h30; sábado, 8h/13h30; domingo e feriado, pedidos sob encomenda

GESSO DECOR

SABOR SMOKE

Av. Pedro Aleixo, 600, Centro, tel. 31 3553-9000, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

Rodovia BR-356, km 61, tel. 31 3562-5002/3562-5040, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 7h/17h; sábado, 8h/12h

FORROBOX

Rodovia dos Inconfidentes, 1540, Santa Efigênia, tel. 31 3561-0836/8584-8810, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/17h

ITADECOR

R. Dr. Guilherme, 146, Centro, tel. 31 3561-0890, Itabirito, MG • 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

Madeireira Cascudo

R. João Pinheiro, 4, Santa Efigênia, tel. 31 3561-2004, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/12h

50 VITRINE ITABIRITO

Rodovia BR-356, km 55,5, Santa Efigênia, tel. 31 8825-9411, Itabirito, MG 2ª-feira a sábado,7h/20h Rodovia dos Inconfidentes, 1200, loja 10, Santa Efigênia, tel. 31 8825-9411, Itabirito, MG 2ª-feira a sábado, 10h/22h; domingo, 8h/13h

Magazine DULAR

R. Araújo Lima, 51, Centro, tel. 31 3561-1622, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h; sábado, 8h/13h

R. Presidente Kennedy, 92, Centro, tel. 31 3563-1446, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h30/18h30; sábado, 8h30/12h30

OURO MINAS

PLACAR

R. Belmiro Martins Paranhos, 65, Centro, tel. 31 3563-2433, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/19h; sábado, 8h/13h

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABIRITO

Av. Queiroz Junior, 635, Centro, tel. 31 3561-4000, Itabirito, MG 2ª a 6ª-feira, 8h/18h


Em Itabirito, sonhos sempre se tornam realidade

O tempo não para na Prefeitura de Itabirito. Em comemoração aos 91 anos de emancipação política muitos presentes foram entregues para a população, como os 160 apartamentos do Morada Viva que proporcionaram mais dignidade para os beneficiados, a nova Creche Aquarela que coloriu ainda mais o futuro de nossas crianças, a Passarela do Complexo Parque Ecológico que garantiu mais conforto e segurança, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que fez o coração de Itabirito bater mais forte, e a nova sede do Corpo de Bombeiros Municipal. E isso é apenas o começo de um grande tempo, de uma Cidade Ativa.

ITABIRITO

91 anos de emancipação política


Conheça a nova loja no bairro Santa Efigênia

www.marmorariacascudo.com.br Avenida dos Inconfidentes, 1085, Santa Efigênia Rua Emídio Quites, 462, Lourdes contato@marmorariacascudo.com.br

31 3561-0857 3561-1425


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.